1. Como você começou no radio amadorismo?
Você teve "Elmers" *?
O radio amadorismo tem sido uma paixão para mim desde que eu tinha 14 anos. Naquele tempo, 1956, meu pai o antigo PY5EG era muito ativo em todas as bandas desde 1942 e muito entusiasmado com a operação Dx.
Eu normalmente ficava com meu pai por horas, durante a noite ou feriados, ajudando-o a organizar os logs e a verificar os QSLs.
Minha mãe era também radio amadora desde 1944 e também muito ativa, principalmente em bandas inferiores.
Quando meu pai faleceu em maio de 1958, solicitei à LABRE a reserva do sinal de chamada PY5EG porque naquele tempo a operação de radio era permitida somente aos maiores de 18 anos. Quando eu completei 18 anos, fiz os exames e obtive o PY5EG de volta. Isso foi em maio de 1960.
Muitos amigos de meu pai (PY5AO, PY5GA, PY5DB, PY5DX, PY5AM, PY5DG...) me estimularam muito e eu me tornei um fanático pelo radio amadorismo, especialmente DX!
Com mais ou menos a mesma idade, PY5OF Egon hoje PY2BW, PY5CA Maia, PY5BVL Didio e alguns outros, juntos, com o velho contemporâneo e amigo para sempre PY5GA o grande Olav, aprendemos como associar o radio a excelentes relacionamentos e fraternidade. Sempre meus melhores e mais próximos amigos foram pessoas do radio amadorismo.
2. Como você começou a participar de contests?
Sendo um admirador de DX e assistindo a alguns CQWW, comecei a adquirir um amor especial pela competição através de contests. No início de 1962 comecei a participar em algumas competições nacionais e, em 1963 pela primeira vez, participei de um CQWW SSB CONTEST. Foi uma experiência fantástica e desde então nunca deixei de trabalhar em competições internacionais importantes.
Anexo está uma relação de meus melhores resultados como operador individual.
PY5EG - Atilano de Oms Sobrinho Participação Individual
COMPETIÇÃO MUNDIAL - CQWW CONTEST
EVENTO ANO SINAL DE CHAMADA
Campeão Mundial em 10 m (Record S.A.) 1981 ZZ5EG
Vice-Campeão Mundial em 40m 1982 ZZ5EG
Campeão Muncial em 40m 1986 ZY5EG
Campeão Mundial em 15m (Record Mundial) 1987 PY5EG
Campeão Mundial em 10m (Record Mundial) 1991 ZV5A
Campeão Mundial em 10m (Record Mundial) 1992 ZX0F
COMPETIÇÃO MUNDIAL WPX
Campeão Mundial em 15m 1977 PY5EG
Campeão Mundial em 10m (Record Mundial) 1981 ZZ5EG
Campeão Mundial em 20m (Record Mundial) 1983 ZY5EG
Campeão Mundial em 20m (Record Mundial) 1986 ZY5EG
Campeão Mundial em 10m (Record Mundial) 1988 ZY5EG
Campeão Mundial em 20m (Record Mundial) 1992 ZW5B
Campeão Mundial em 15m (Record Mundial) 1995 ZW5B
WAEDC CONTEST 4 vezes Campeão Mundial - de 1980 a 1990 Single All
Várias vezes ganhador do COM USSR Contest, ARRL e outros
A.R.R.L - American Radio Relays League patrocinado pelo CQ Magazine designou PY5EG para o Hall da Fama, entre todos os radio amadores ao redor do mundo participantes de competições mundiais.
Contest Hall of Fame foi criado em 1930 e foi conferido até o presente, a menos de 20 radio amadores ao redor do mundo que foram reconhecidos por seus desempenhos em competições, estimulando desenvolvimento de atividades de radio amadorismo, ética e qualidade de operação.
No meio ambiente de radio amadorismo, o prêmio Hall of Fame é conhecido como o Prêmio Nobel para atividades de radio amadorismo e tem significado, durante as últimas seis décadas, o prêmio mais importante, aspirado por todos que participam dessa atividade. Para mim, esse reconhecimento foi um dos mais importantes estímulos para minha atividade de radio amador.
Graças ao desenvolvimento aprimorado da atividade no Hemisfério Norte, todos os radio amadores anteriormente premiados com o Hall of Fame pertencem àquela parte do mundo. PY5EG Atilano de Oms foi o primeiro representante do Hemisfério Sul a receber tal prêmio.
3. Qual é a estação que você tem hoje?
Eu vivo numa zona rural a cerca de 12 milhas do centro de Curitiba. Curitiba é a capital do Estado do Paraná no sudoeste brasileiro e está localizada a 60 milhas do Oceano Atlântico num planalto a 900 metros acima do nível do mar. Minha casa está próxima à estrada que liga Curitiba com a orla marítima. É um bom lugar para a operação de radio amadorismo.
Minha propriedade tem amplo espaço para antenas e tenho 8 torres com os seguintes sistemas:
Antenas:
10m 7 over 7 stacked* Comprimento do boom* 12m Altura da torre 18m
15m 8 over 8 stacked Comprimento do boom 18m Altura da torre 24m (W2PV)
20m 6 over 6 stacked Comprimento do boom 20m Altura da torre 30m (W2PV)
40m 4 elementos tamanho total Comprimento do boom 20m Altura da torre 30m (W2PV)
80m 4 elementos KLM Altura da torre 36m (sendo erigida)
Estação Repetidora TH11 Torre de 24m
160m V Invertido
Satélite Sistema KLM
Moon Bounce 1 Parabólica Æ 6m * para a próxima fase 3 do satélite (sendo erigida)
2 beverages* para 160 e 80m
Rádios que utilizo atualmente:
YAESU FT1000 + Alpha 77 DX
YAESU FT1000MP + TL 922
KENWOOD TS 950 SD
Material auxiliar:
Caixa de comutação para antenas TOP TEN e DX ENGENEERING
Programa de Log PLUSV3, DX4WIN
Programa de Competição K1EA
Dx TELNET
Estamos usando essa estação para a maioria das competições, através de sinais de chamada como ZW5B, ZV5A, ZZ5EG, ZY5EG, ZX5A, PY5EG, especialmente para operação multi single. Praticamente todos os membros do Grupo Araucaria Dx , brasileiros e estrangeiros têm usado a estação.
Anexo estou enviando uma foto aérea do QTH e também uma foto do shack principal. Anexo também uma relação de esforços significativos de multi operadores do meu QTH.
4. Quais são as condições semelhantes a EU, AF, JA e NA?
A propagação daqui é normalmente boa para Europa e NA. Em bandas superiores durante algumas horas do dia, temos aberturas simultâneas para ambos: EU e NA.
Para a África, a propagação durante os picos solares é sempre boa mas sofremos com o problema dos africanos normalmente terem o beam (feixe de transmissão) para EU ou NA. Temos o mesmo problema com EU e NA quando as aberturas equatoriais estão presentes.
Para o Japão, durante o CQWW normalmente temos boas aberturas via US em bandas superiores (isso é bom porque podemos rodar simultaneamente US e JA), e muito boas condições em bandas inferiores durante nossos poentes (percurso sul África) e nossos nascentes (percurso sul Oeste Argentina).
Devemos considerar que para bandas inferires estamos distantes de todos. Esse é nosso maior problema para single all ou operação múltipla daqui. Adicionalmente, devido à pequena atividade no Brasil e toda América do Sul, as NAs e EUs não operam normalmente com o beam* apontando para a América do Sul.
5. Por que não há mais atividade do PY em competições ?
Como já disse antes, um dos maiores problemas na América do Sul ainda é a pequena atividade durante competições internacionais. Entendo que nossa participação está se tornando mais importante, mas seu crescimento é muito lento! Penso que um esforço maior deveria ser feito para motivar numa facção agressiva a participação dos sul-americanos em competições. Um dos maiores objetivos do nosso Grupo Araucaria Dx é estimular a criação de outros Clubes de Radio Amadores no Brasil para multiplicar e otimizar a participação brasileira.
Nossas entidades oficiais, não somente no Brasil mas por toda a América do Sul, não demonstram um esforço real para incentivar a competição radio amadorística. Penso que os Grupos de Competição e Clubes deveriam fazê-lo.
6. Se pudesse imaginar uma competição ideal, quais seriam os parâmetros?
Eu realmente gosto dos parâmetros do CQWW. O CQWW inclui todos os desafios mais importantes para um participante. A necessidade de buscar zonas para repetidoras do país, a velocidade nos empilhamentos e, naturalmente a estratégia de tempo e a operação da competição são os aspectos mais importantes de uma competição e o CQWW tem todas as regras necessárias para testas conhecimento e habilidade de cada participante.
Eventualmente no futuro poderemos examinar melhor as unique calls* and boosted calls* para definir com mais exatidão as penalidades. Eu realmente penso que no futuro poderemos precisar da fita completa para os 5 tops* e registros de escores pleiteados.
7. Fale sobre o Clube Araucaria
A felicidade de participar de um contest num esforço de vários operadores e o desejo de desenvolver um time de grandes operadores no Brasil e, ao mesmo tempo, o desejo de montar uma super estação no Brasil nos levou a formar um Grupo de Competição em Curitiba. Temos a sorte de ter alguns operadores Dx de primeira classe, alguns especialistas em antenas e em reparos e manutenção de equipamentos e, naturalmente, o ingrediente principal: "motivação" . Esses fatos coincidentes facilitaram a criação do nosso Grupo Araucaria Dx.
Assim, em 1981, PY5EG, PY5CC, PY5CA, PY5TT, PY5ZBA (N5FA) e PY5ZBU decidiram criar o Grupo Araucaria Dx.
No princípio, PY5EG (Oms) tomou a responsabilidade de coordenar o Grupo, PY5ZBU(Don) assumiu a área tecnológica incluindo manutenção de equipamento e projetos de antena, PY5CA(Maia) coordenou o programa de log e N5FA (Jim) com a ajuda fantástica de PY5CC (Peter) tem atuado como o real motivador para implantar nossa estação de competição e parque de antenas. Nosso inesquecível amigo PY5TT (Ton) que faleceu em 1993, era responsável pela implantação das instalações (obras civis e infraestrutura) da estação de competição.
Um bom carro sempre exige um bom motorista! Assim, nossa estação de competição operada principalmente por N5FA, PY5CC e PY5EG recebeu como convidados muitos operadores fantásticos como:
OH2BM, N6ZZ, LU8DQ, LU6ETB, ZP5JCY, N6TJ, N6AA, OH2MM, N6KT, YU1RL, CT1BOH, YT1AD, JH1AJT, W6NV
Em 1992 decidimos erigir uma grande estação de competições na Ilha de Fernando de Noronha. Com a extraordinária colaboração de nosso amigo e membro do Grupo Araucaria DX, PY0FF (André) e todos os outros membros do nosso grupo, podemos dizer hoje que realmente temos uma estação muito boa e competitiva. Ali normalmente usamos o sinal de chamada ZX0F obtendo alguns resultados extremamente bons. Da ilha ganhamos várias competições multi single e single all e muitos single band.
O conjunto de antenas ZX0F tem o seguinte sistema:
80m 3 elementos Force 12 a 100 pés de altura;
40m 3 elementos Force 12 a 100 pés de altura;
20m 5 elementos Yagi a 60 pés de altura;
15m 5 elementos Yagi a 60 pés de altura;
10m 7 elementos Yagi a 50 pés de altura;
Repetidoras TH6, 2 elementos, 40m e beverages*
Recentemente, em 1997, depois de operar alguns contests juntos, decidimos ter conosco no Araucaria Dx o Grupo de Santa Catarina. O Grupo Araucaria Dx tem agora a seção Paraná e a seção Santa Catarina (liderada por nosso amigo, o notável operador PP5JR).
Sergio PP5JR coordena a ereção de uma nova super estação de competições no Estado de Santa Catarina na serra da Boa Vista. O local é realmente esplêndido: a 1200m acima do nível do mar, no alto da montanha, já com 5 torres e um objetivo de capacidade para rodar um multi multi. Pretendemos ter a estação pronta para um multi multi no próximo CQWW SSB em outubro vindouro.
A estação terá feixes de tamanho total para cada banda superior em torres separadas e elementos KLM 4 para 40m e 3 elementos para 80m. Para 160m estamos ainda estudando o tipo mais apropriado de antena.
Nosso sonho é expandir as fronteiras do Grupo Araucária DX para outros estados no Brasil. Esta é a relação dos primeiros membros do Grupo:
CT1BOH Jose Carlos C. Nunes JH1AJT Yasuo Miyazawa LU1IV Juan Carlos Vico LU6ETB Arthuro J. Garrarella N6AA Richard J. Norton N6TJ James B. Neiger N6ZZ Philip J. Goetz OH2BH Martii Laine OH2MN Villho Hulesmaa PP1CZ Ary Leonardo Barbosa Ferreira PP5BRV Rodrigo de Mesquita Vieira PP5BRV Rodrigo de Mesquita Vieira PP5FMM Mateus Augusto Grilo de Siqueira PP5JR Sérgio Lima de Almeida PP5MCB Mauro Cesar Basilio PP5OW Osmar Waterkemper PP5SZ Pedro Sirzanink PP5UA Pedro Gildo Schmitz PP5UB Fernando Bez Schmitz PP5US Arlindo Schmitz PP5WG Walter Vicente Gomes Filho PPLB Liuz Carlos Brasil PU5OMS Augusto de Araújo de Oms PW8CZ Amadeu Sikorski Filho PY0FF Andre C. Sampaio PY1KN Marcelo Gomes da Silva PY0FF Andre C. Sampaio PY2BW Herbert Egon Walter Guenther Boehm PY2EX Eger Gaertner Boehm PY4OD Talma D' Angelo PY4OY Carlos Gregório de Almeida PY5ALP Renato J. L. Pimazzoni Júnior PY5BVL Didio Costa Rocha Loures PY5CA Nelson Otávio Maia PY5CC Peter Zoch Sprengel PY5CW Luis Eduardo Coimbra de Mauel PY5EG Atilano de Oms Sobrinho PY5EJ Aldenor Pavanatti PY5EX Edair Fraga PY5GA Olavo Scherrer PY5GU Augusto Guimarães Cortes Neto - "Gus" PY5IO Henrique Celso Teixeira Pinto PY5JA José Arthur Mota Vieira PY5KK Carlito Klein PY5LZ Luiz Napoleão Carias de Oliveira PY5NW Aristarcho Henrrique Cavalcanti Pompeu PY5OF Sidnei Campos PY5OW Otto Wilhelm Riederer PY5PS Evandro Fattori PY5VM Vani Emanuel Borges de Macedo PY5VV Joaquim Pinto Rebello Lacolla PY5WD Waldemar Conceição Dias PY5YL Geny Eliane B. Ferraz Rolim PY5ZBA/N5FA James Arthur Hoffman PY5ZBU Donald William Murden W6NV Oliver Sweingsen YT1AD Hranislav Hrane YU1RL Radivaje Lazarevic ZP5JCY Luis N. Kemper Algumas das maiores conquistas do Grupo Araucaria Dx como multi operadores:
WPX WORL CONTEST - MULTI
EVENTO ANO SINAL DE CHAMADA
Campeão Mundial (Multi Single) 1984 ZZ5EG
Campeão Mundial (Multi Multi/Record Mundial) 1987 ZZ5EG
Campeão Mundial (Multi Single/Record Mundial) 1989 ZX5C
Vice Campeão Mundial (Multi Multi) 1993 ZX0F
Campeão Mundial (Multi Single) 1994 ZX0F
Campeão Mundial (Multi Single) 1996 ZX0F
WAEDC CONTEST - MULTI OPERATOR
EVENTO ANO SINAL DE CHAMADA
Campeão Mundial (Multi Single) 1992 ZW5B
Campeão Sul Americano por 6 vezes (Multi Single)
CQWW WORLD CONTEST - MULTI OPERATOR
EVENTO ANO SINAL DE CHAMADA
Vice Campeão Mundial (Multi Multi) 1989 ZW5B
Campeão Sul Americano (Multi Multi) 1984 ZY5EG
Campeão Mundial (Multi Single)) 1996 ZX0F
Campeão Mundial (Multi Single) pleiteado 1997 ZX0F
9. Que conselho você tem para os principiantes nesse hobby?
Primeiramente, assistir a uma competição como um ouvinte, dando a máxima atenção à forma de operação dos melhores concorrentes. Os aspectos mais importantes são:
- programar um tempo de operação e os períodos de descanso.
- determinar o tempo de irradiação via satélite mais adequado.
- manter os empilhamentos num alto nível de contatos.
- maximizar o uso de periféricos e programas de competição.
- pesquisar os repetidores e melhorar o uso da estação repetidora.
- transferir repetidores para outras bandas.
- Familiarizar-se plenamente com o equipamento.
- Adquirir técnicas de operação.
- Observar que a alimentação durante a competição é um assunto importante.
Um perfeito conhecimento da propagação na área em que você vai operar é vital. Tendo um conhecimento perfeito das aberturas você pode elaborar uma programação de tempo ideal para o planejamento da competição e também os períodos de descanso.
Penso que é sempre recomendável assistir a uma competição importante como o CQWW. Seguindo os líderes você pode ter uma idéia perfeita de como eles atuam.
Naturalmente os pré-requisitos mais importantes são: motivação, perseverança e paciência. Eu recomendaria iniciar com uma categoria single operator ou como operador auxiliar em uma multi categoria e então, quando sentir-se OK, voar para o top 5 da sua região!
98-079.dixie
Glossário:
Beam; feixe de irradiação de uma antena
Beaming; irradiação
Beverages antenna; antenas de onda
Elmers ; dissipadores de neblina - termo usado em aeronáutica.
Estação Multiplier ; repetidoras
low bands; bandas inferiores
Moon Bounce; reflexão de transmissão da lua
multi multi;
Multi single / single all ;
Multipliers; repetidores
path; trajetos
Pileups; empilhamentos
Shack; estação de radioamador
single all;
stacked antenna - feixes de antenas
Switching box; caixa de comutação
top bands ; bandas superiores
unique calls / boosted calls